JAIME DA SILVA ARAÚJO - TYRYETÊ KAXINAWÁ

JAIME DA SILVA ARAÚJO - TYRYETÊ KAXINAWÁ
Fundação Tyryetê kaxinawá é um grupo de amigos que tem como finalidade principal trabalhar a consciência ambiental pela participação lúdica de todos, no sentido da influência recíproca homem / meio-ambiente.
Considerando Meio Ambiente como:
TUDO que relaciona o homem à VIDA !
Atuamos em 4 eixos:
Programa ABR - Amigos Brincando e Reciclando
Geração de Renda -
Espaços Sustentáveis -
Acervo artístico e cultural dos povos da floresta
MISSÃO:
Nossa proposta é atender a necessidade de mudança de comportamento recomendada pela UNESCO, no trato da questão ambiental sob as perspectivas cultural, educacional, econômica e psicológica.
VISÃO DE FUTURO:
Pretendemos constituir modelos de atuação no foco do desenvolvimento sustentável, estendendo-se além da área escolar para condomínios, clubes sociais, organizações, etc.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

EXPOSIÇÃO "AMAZÔNIA VIVA" TYRYETÊ KAXINAWÁ

Olá, Amigos, Parceiros e Colaboradores!

A Fundação Tyryetê Kaxinawá

Em conjunto com

A Universidade Federal do Paraná
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
Museu de Arqueologia e Etnologia
E o apoio da

Secretaria Municipal do Meio Ambiente – Museu do Jardim Botânico
e da

FUNDACEN-Colégio Técnico Industrial
CONVIDAM
A quem de alguma maneira colaborou e caminhou para que este trabalho seja hoje uma realidade - HOJE você é o nosso convidado especial.

Para a abertura da exposição "Amazônia Viva" Tyryetê Kaxinawá no dia 03 de agosto de 2011 às 17 horas, no Salão de Exposições do Museu do Jardim Botânico (Rua Engenheiro Ostoja Roguski, 690 - Jardim Botânico, Curitiba-PR).
Na programação teremos um coquetel com comida típica indígena, apresentação do Coral Guarani da Aldeia indígena Araça-i e dos amigos Marlene Miranda e Hieronymus Parth e Carlos Simas, os quais gentilmente estão comparecendo com suas manifestações artísticas e sensibilidade à causa indígena, exposição dicionário guarani (professor Antonio Cabrera - Tupã - indígena guarani), exposição trabalhos artesanais do Sr. Zé do Bambu (indígena cariri de Alagoas) e estufas agroecológicas de Caciporé (indígena kaigangue).

Para que possamos alcançar uma eficiência máxima na condução desse evento, solicitamos a gentileza da confirmação de presença através deste e-mail até o dia 31 de julho próximo, ao tempo em que pedimos sua colaboração levando um alimento não perecível (quantidade a seu critério) os quais serão doados naquela ocasião para os índios guaranis da aldeia Araça-i de Piraquara ali presentes.

A exposição ficará aberta até o dia 14 de agosto de 2011.
Entrada Franca




ConviteEmailJdBotanicofinal (N2).jpg

MAE expõe no Museu Botânico Municipal obras de Tyryetê-Kaxinawa sobre defesa da Amazônia
A Exposição “Amazônia Viva” acontece a partir de 3 a 14 de agosto no Salão de Exposições do Museu Botânico Municipal em Curitiba
Quem ainda não visitou a Exposição “Amazônia Viva: Tyryetê-Kaxinawa” tem a chance de visitá-la agora em Curitiba. A exposição, realização do MAE - Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR, será inaugurada às 15h do dia 3 de agosto no Museu Botânico Municipal na capital paranaense.
São retratos de militância e defesa ao respeito à natureza em desenhos originais de Jaime da Silva Araújo, cujo nome indígena é “Tyryete-Kaxinawa”. Companheiro de militância de Chico Mendes, Marina Silva, JoséLutsemberg entre outros em prol dos direitos dos trabalhadores extrativistas e da preservação da Amazônia.
A mostra é um relato visual da história da chegada do “homem branco” na floresta e a destruição acarretada, a extração da borracha nos seringais e a mobilização dos povos da floresta. De cores vibrantes e estilo único, seu desenho nasceu de uma necessidade: “quando escrevi meu primeiro livro eu precisava de uma capa. Como não tinha dinheiro para mandar fazer iniciei a árdua tarefa de fazer o que não sabia”, diz Jaime em texto autobiográfico.
A exposição esteve no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR em Paranaguá de 20 de maio a 31 de julho. O MAE é ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná e a ação tem o apoio da Fundação Tyryetê-Kaxinawa, da Fundacen, Secretaria Municipal do Meio Ambiente da prefeitura de Curitiba. O Museu Botânico Municipal fica aberto de segunda a sexta das 8h30 às 12h e das 13h às 17h. Sábados, domingos e feriados das 8h às 18h


Serviço
Exposição “Amazônia Viva: Tyryete-Kaxinawa
Quando: De 03 a 14 de agosto
Onde: Rua Eng Ostoja Roguski - Jardim Botânico – Curitiba
Horários De segunda a sexta das 8h30 às 12h e das 13h às 17h. Sábados, domingos e feriados das 8h às 18h
Mais informações: (41) 3313-2042 (MAE – Reserva Técnica) / (41) 3362-1800 (Museu Botânico).


Nenhum comentário: