JAIME DA SILVA ARAÚJO - TYRYETÊ KAXINAWÁ

JAIME DA SILVA ARAÚJO - TYRYETÊ KAXINAWÁ
Fundação Tyryetê kaxinawá é um grupo de amigos que tem como finalidade principal trabalhar a consciência ambiental pela participação lúdica de todos, no sentido da influência recíproca homem / meio-ambiente.
Considerando Meio Ambiente como:
TUDO que relaciona o homem à VIDA !
Atuamos em 4 eixos:
Programa ABR - Amigos Brincando e Reciclando
Geração de Renda -
Espaços Sustentáveis -
Acervo artístico e cultural dos povos da floresta
MISSÃO:
Nossa proposta é atender a necessidade de mudança de comportamento recomendada pela UNESCO, no trato da questão ambiental sob as perspectivas cultural, educacional, econômica e psicológica.
VISÃO DE FUTURO:
Pretendemos constituir modelos de atuação no foco do desenvolvimento sustentável, estendendo-se além da área escolar para condomínios, clubes sociais, organizações, etc.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

EXPOSIÇÃO VIDA FLORESTA E FAUNA - TYRYETÊ KAXINAWAÁ/ JAIME DA SILVA ARAÚJO

NOSSO AGRADECIMENTO

O Grupo ABR agradece o apoio recebido das instituições para a realização da exposição no Museu Botânico em Curitiba no periodo de 29 de maio a 06 de junho de 2010. Há cerca de 06 anos estamos trabalhando no desenvolvimento de uma idéia inovadora e na sua validação, que é, em atenção a uma recomendação da UNESCO, ESTIMULAR UM NOVO PADRÃO DE COMPORTAMENTO NO TRATO DAS QUESTÕES AMBIENTAIS, COMO PREMISSA PARA UMA CAMINHADA DE SUCESSO NESTE ÂMBITO. Além disso, nossas atividades visam colaborar para o cumprimento do 7º Objetivo do Milênio - Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente, assim como também estamos presentes no AEL Arranjo Educativo Local/SESI e na Escola de Redes. Certamente, nessa trajetória até aqui, sua organização por meio de sua parceria e de sua equipe tem contribuido para fazer a diferença na realização de nossas atividades. Aproveitamos o ensejo para ratificar nossa sincera e profunda gratidão ao gesto de entendimento e apoio recebidos.

O EVENTO


Meio ambiente é um assunto planetário e inter-raças. Nesse espirito o Grupo ABR em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba através do Museu Botânico e o MAE Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR, promoveu uma exposição comemorativa da Semana Mundial do Meio Ambiente que culminou com o dia Mundial do Meio Ambiente dia 05 de junho.
O evento teve o apoio do Programa Comunidade Escola da Prefeitura Municipal de Curitiba do Programa de Empreendedorismo Social do Sistema SESI/FIEP, da JAD Juca Arranjos e Decorações e da Organização F9 Identidade Visual.
Na oportunidade foi exposta a coleção "Jaime da Silva Araújo" do acervo do MAE/UFPR trata-se de uma obra do indígena TYRYETÊ (Jaime da Silva Araújo) da tribo kaxinawaá, colaborador do Grupo ABR , ambientalista, companheiro de Chico Mendes, ex-presidente do Conselho Nacional dos Seringueiros, artista plástico autodidata e poeta, entre outros perfis profissionais.
Através de suas criações (sobretudo pintura e poesias), atua na defesa e preservação da cultura amazônica, chamando a atenção para a causa da exterminação da população e cultura indígenas.
Também foi apresentado um varal de poesias. de sua autoria, além de um pré-lançamento de cartões postais feitos artesanalmente, retratando a floresta e a fauna amazônica.
Demonstração de oficinas com metodologia ABR de Tecnologia Social como:
Reutilização de flores "Ciclo da Natureza"
Reaproveitamento de Resíduos (contas de papel)
Agradecemos a todos que se fizeram presentes e que nos apoiaram para a realização deste evento e um agradecimento especial a Ângela e a Clarice (coordenadoras do espaço no Museu Botânico) pela competência e carinho com que conduziram para que tudo desse certo.

EXPOSIÇÃO COLEÇÃO VIDA - FLORESTA E FAUNA

Quando os portugueses se aproximaram deste paraíso o reconheceram pelo verde, verde que durante esta semana comemoraremos com o título de Semana do Meio Ambiente.
Meio ambiente é um assunto planetário, e para um indígena como eu, está muito relacionado à floresta com suas vidas, suas lendas e seus mistérios. Que se junte o brasileiro do norte a sul na luta em defesa das florestas brasileiras - Cerrado - Mata Atlântica e Floresta Tropical, para que nossas crianças tenham a oportunidade de conhecer as riquezas de nossa fauna.
Todos nós sabemos da importância das pesquisas científicas, e também sabemos da importância dos bancos de biodiversidade para os pesquisadores. Esses bancos encontram-se nas florestas onde estão os verdadeiros sentidos da palavra meio ambiente.
Você está convidado para durante esta semana dedicada as riquezas deste Planeta, a passear comigo no Alto Rio Jordão para ver milhões de vidas animal e vegetal, lhe oferecendo o silêncio e a paz que curam a sua alma, o cheiro de um perfume que não há outro igual, o som maravilhoso de uma música suave que vem do biquinho de pequenas aves e a voz das águas correndo no rio anunciando que ANHANGÁ vai tomar banho antes de GUARACY partir. Enfim, é nessas florestas que estão as raízes do Brasil, pois o maior rio do mundo em volume d'água doce corta nossas florestas.

Com carinho
Tyryetê Kaxinawaá


Alguns comentários dos visitantes:

Adoramos estar aqui e participar. Adoramos a natureza. Parabéns pela iniciativa.
Lika e Ingrid

Espetacular!
Wilmar Machiaveli (colecionador)

Adorei o trabalho com a reciclagem das flores, parabéns!
Rosi Mari Vogel

Adorei o trabalho, parabéns pelo que vocês fazem.
João Gabriel Chilo

Gostamos muito do trabalho do Grupo ABR, é ensinando que teremos um futuro sustentável.
Celita Souza e Marco Antonio.

Instantes como estes nos reportam à paz dos sentidos, a valorização da vida. Obrigada!
Tânia Biacchi

Achei muito legal, boa idéia, poderiam fazer em Itajaí.
Silvana.

De pensamentos e ações a Terra agradece!
Miriam Pelanda.

Eu gostei muito e a gente fe\ umas rosas e fizemos pinturas com as pétalas. Eu gostei muito...muito e muito e a mulher que nos atendeu era muito legal.
Isabela - 08 anos - Escola: A Mão Cooperadora.

Eu gostei muito...muito daqui e da mulher que nos atendeu e nos ensinou.
Camila Staben - Escola Municipal João Leopoldo Jacomel



Nenhum comentário: