JAIME DA SILVA ARAÚJO - TYRYETÊ KAXINAWÁ

JAIME DA SILVA ARAÚJO - TYRYETÊ KAXINAWÁ
Fundação Tyryetê kaxinawá é um grupo de amigos que tem como finalidade principal trabalhar a consciência ambiental pela participação lúdica de todos, no sentido da influência recíproca homem / meio-ambiente.
Considerando Meio Ambiente como:
TUDO que relaciona o homem à VIDA !
Atuamos em 4 eixos:
Programa ABR - Amigos Brincando e Reciclando
Geração de Renda -
Espaços Sustentáveis -
Acervo artístico e cultural dos povos da floresta
MISSÃO:
Nossa proposta é atender a necessidade de mudança de comportamento recomendada pela UNESCO, no trato da questão ambiental sob as perspectivas cultural, educacional, econômica e psicológica.
VISÃO DE FUTURO:
Pretendemos constituir modelos de atuação no foco do desenvolvimento sustentável, estendendo-se além da área escolar para condomínios, clubes sociais, organizações, etc.

sábado, 12 de abril de 2008

-OFICINA DE RECICLAGEM DE FLORES NATURAIS -





Esta oficina é um encanto para todos os participantes.
Utilizamos descartes de floriculturas. Quando as decorações de igrejas ou salões de festas retornam para as floriculturas, o material é doado para a ABR quando solicitado. Então é levado para as escolas, onde remontamos os arranjos com os alunos, professores e familiares.
Aproveitamos a oportunidade para agradecer os convites que recebemos para a realização da oficina:Creche Vila Rosinha no Fazendinha, Programa Comunidade Escola em especial o programa Expresso Ambiental, Aniversário Amigo do Ambiente e outros...
Os vasos de flores que já não tem mais valor comercial, depois de cuidados com carinho transformam-se em lindos arranjos vivos. O objetivo é fazer com que os alunos adotem e cuidem dos vasos que vão ficar nas salas de aula.
Durante dois anos fizemos o exercício de retirar as flores de um lixo de floricultura onde produzíamos as floreiras das janelas e da área de uma casa com este lixo. Hoje que já iniciamos o trabalho dentro das escolas contamos com a parceria de:
JAD – Arranjos e Decorações www.jadecoracoes.com.br/
Flora Entre Verdes – www.floraentreverdes.com.br
Flores e Cestas Oficina das Flores - Rua Mal. Floriano Peixoto, 5417 - fone: 3284-2087 -
Flora Azaléia - 3362-1826
Fora Raquel -
Queremos agradecer a todas estas floriculturas que tem nos possibilitado de levar este trabalho adiante e ao mesmo tempo levar a oportunidade para que as pessoas estejam em contato com o belo o que faz desabrochar nelas o sorriso expontâneo e a leveza da alma.
Nesta oficina é possível fazer o exercício do silêncio, a relação da importância da água para a vida, desenvolver a sensibilidade e o gosto pelo cuidado com a natureza, como também reunir a família para realizar uma atividade extremamente agradável e relaxante.
É uma oficina excelente para professores.
A oficina é sonorizada.

Instrutora:Maria Goreti Tuleski

2 comentários:

Ângela Ritzmann Feijó disse...

Lindo trabalho! Acredito que essa é uma das formas de transformar as crianças de hoje em adultos mais sensíveis! E é isso que o planeta precisa...
Parabéns!

Mi Asanome disse...

Oi, Goreti! Obrigada por ter me enviado o link da Associação!
Tanto se fala hoje sobre reciclagem e reaproveitamento de resíduos e tão pouco é divulgado! Iniciativas como a do grupo de vocês são muito importantes para a disseminação da consciência de quanto este tipo de atitude é importante!
Novamente, parabéns pelo projeto de vocês! E que ele continue rendendo bons frutos!
Um abraço,
Miriam