JAIME DA SILVA ARAÚJO - TYRYETÊ KAXINAWÁ

JAIME DA SILVA ARAÚJO - TYRYETÊ KAXINAWÁ
Fundação Tyryetê kaxinawá é um grupo de amigos que tem como finalidade principal trabalhar a consciência ambiental pela participação lúdica de todos, no sentido da influência recíproca homem / meio-ambiente.
Considerando Meio Ambiente como:
TUDO que relaciona o homem à VIDA !
Atuamos em 4 eixos:
Programa ABR - Amigos Brincando e Reciclando
Geração de Renda -
Espaços Sustentáveis -
Acervo artístico e cultural dos povos da floresta
MISSÃO:
Nossa proposta é atender a necessidade de mudança de comportamento recomendada pela UNESCO, no trato da questão ambiental sob as perspectivas cultural, educacional, econômica e psicológica.
VISÃO DE FUTURO:
Pretendemos constituir modelos de atuação no foco do desenvolvimento sustentável, estendendo-se além da área escolar para condomínios, clubes sociais, organizações, etc.

domingo, 20 de abril de 2008

HORTA ORGÂNICA



Sábado, dia 19 de abril de 2008, foi realizada a 1º de três etapas do curso de capacitação Produção Orgânica Doméstica, ministrada pelo índio amazonense, integrante da ABR, Tyryetê Kaxinawaá. Muitas técnicas e experiências foram transmitidas enquanto uma pequena área de terra era preparada, removendo o mato e descompactando o solo. Os alunos receberam dicas de como preparar e utilizar o adubo orgânico, como e o que plantar, diversas formas de se obter mudas, dicas e receitas naturais de como eliminar as pragas, métodos de manutenção e principalmente os benefícios da horticultura orgânica.
Para a segunda etapa esta prevista a produção do adubo de grama e preparação das mudas, que serão utilizadas na 3º etapa, o plantio.
Alguns alunos receberam mudas de manjericão, couve e duas espécies de cebolinha verde e foram estimulados a disponibilizar uma pequena área de terra em suas residências, para o cultivo doméstico de produtos orgânicos. O impacto já começa a ser avaliado, observando os alunos que praticaram, em suas casas, os ensinamentos adquiridos no curso.
Mais uma vez contamos com a colaboração da Jad Arranjos e Decorações http://www.jadecoracoes.com.br/ com as flores que ornamentaram o nosso encontro e com o Horto Municipal na doação de mudas de flores.

Um comentário:

ABR disse...

Parabéns meninas por terem feito a lição de casa, é assim que devemos proceder para termos sucesso verdadeiro nas transformações. O mundo precisa de pessoas como vocês.
Maria Goreti Tuleski - ABR -