JAIME DA SILVA ARAÚJO - TYRYETÊ KAXINAWÁ

JAIME DA SILVA ARAÚJO - TYRYETÊ KAXINAWÁ
Fundação Tyryetê kaxinawá é um grupo de amigos que tem como finalidade principal trabalhar a consciência ambiental pela participação lúdica de todos, no sentido da influência recíproca homem / meio-ambiente.
Considerando Meio Ambiente como:
TUDO que relaciona o homem à VIDA !
Atuamos em 4 eixos:
Programa ABR - Amigos Brincando e Reciclando
Geração de Renda -
Espaços Sustentáveis -
Acervo artístico e cultural dos povos da floresta
MISSÃO:
Nossa proposta é atender a necessidade de mudança de comportamento recomendada pela UNESCO, no trato da questão ambiental sob as perspectivas cultural, educacional, econômica e psicológica.
VISÃO DE FUTURO:
Pretendemos constituir modelos de atuação no foco do desenvolvimento sustentável, estendendo-se além da área escolar para condomínios, clubes sociais, organizações, etc.

domingo, 27 de abril de 2008

CONTAS DE PAPEL


A oficina "Contas de Papel" é uma excelente alternativa de reutilização de encartes de propaganda e revistas velhas. Estimula a concentração, a coordenação, a criatividade e pode ser aplicada a diferentes faixas etárias. Além dos benefícios terapêuticos e ambientais, resulta em objetos de decoração, utilitários e acessórios que podem gerar renda.



Instrutora: Ângela Feijó

domingo, 20 de abril de 2008

HORTA ORGÂNICA



Sábado, dia 19 de abril de 2008, foi realizada a 1º de três etapas do curso de capacitação Produção Orgânica Doméstica, ministrada pelo índio amazonense, integrante da ABR, Tyryetê Kaxinawaá. Muitas técnicas e experiências foram transmitidas enquanto uma pequena área de terra era preparada, removendo o mato e descompactando o solo. Os alunos receberam dicas de como preparar e utilizar o adubo orgânico, como e o que plantar, diversas formas de se obter mudas, dicas e receitas naturais de como eliminar as pragas, métodos de manutenção e principalmente os benefícios da horticultura orgânica.
Para a segunda etapa esta prevista a produção do adubo de grama e preparação das mudas, que serão utilizadas na 3º etapa, o plantio.
Alguns alunos receberam mudas de manjericão, couve e duas espécies de cebolinha verde e foram estimulados a disponibilizar uma pequena área de terra em suas residências, para o cultivo doméstico de produtos orgânicos. O impacto já começa a ser avaliado, observando os alunos que praticaram, em suas casas, os ensinamentos adquiridos no curso.
Mais uma vez contamos com a colaboração da Jad Arranjos e Decorações http://www.jadecoracoes.com.br/ com as flores que ornamentaram o nosso encontro e com o Horto Municipal na doação de mudas de flores.

sábado, 12 de abril de 2008

-OFICINA DE RECICLAGEM DE FLORES NATURAIS -





Esta oficina é um encanto para todos os participantes.
Utilizamos descartes de floriculturas. Quando as decorações de igrejas ou salões de festas retornam para as floriculturas, o material é doado para a ABR quando solicitado. Então é levado para as escolas, onde remontamos os arranjos com os alunos, professores e familiares.
Aproveitamos a oportunidade para agradecer os convites que recebemos para a realização da oficina:Creche Vila Rosinha no Fazendinha, Programa Comunidade Escola em especial o programa Expresso Ambiental, Aniversário Amigo do Ambiente e outros...
Os vasos de flores que já não tem mais valor comercial, depois de cuidados com carinho transformam-se em lindos arranjos vivos. O objetivo é fazer com que os alunos adotem e cuidem dos vasos que vão ficar nas salas de aula.
Durante dois anos fizemos o exercício de retirar as flores de um lixo de floricultura onde produzíamos as floreiras das janelas e da área de uma casa com este lixo. Hoje que já iniciamos o trabalho dentro das escolas contamos com a parceria de:
JAD – Arranjos e Decorações www.jadecoracoes.com.br/
Flora Entre Verdes – www.floraentreverdes.com.br
Flores e Cestas Oficina das Flores - Rua Mal. Floriano Peixoto, 5417 - fone: 3284-2087 -
Flora Azaléia - 3362-1826
Fora Raquel -
Queremos agradecer a todas estas floriculturas que tem nos possibilitado de levar este trabalho adiante e ao mesmo tempo levar a oportunidade para que as pessoas estejam em contato com o belo o que faz desabrochar nelas o sorriso expontâneo e a leveza da alma.
Nesta oficina é possível fazer o exercício do silêncio, a relação da importância da água para a vida, desenvolver a sensibilidade e o gosto pelo cuidado com a natureza, como também reunir a família para realizar uma atividade extremamente agradável e relaxante.
É uma oficina excelente para professores.
A oficina é sonorizada.

Instrutora:Maria Goreti Tuleski

terça-feira, 8 de abril de 2008

Baile da Cinderela - 09/12/2007 - CEI MUNICIPAL FRANCISCO KLEMTZ






O Baile foi um sucesso... as crianças adoraram!


•a comunidade se mobilizou e auxiliou, desde a confecção das roupas, decoração, música... para ocorrer a atividade.


•Contamos com a participação da “JAD Floricultura” e da “Flora Entre Verdes” na doação de seus resíduos que vieram compor a decoração do ambiente.

Instrutora: Maria Goreti Tuleski


segunda-feira, 7 de abril de 2008

Iº MINI FÓRUM DE ECOLOGIA 20/10/2007 NO CEI MUNICIPAL FRANCISCO KLEMTZ




•No evento tivemos a palestra do indígena - Tyryetê kaxinawaá – Jaime da Silva Araújo – índio amazonense, seringueiro, artista plástico, escritor, poeta, técnico agrícola e ambientalista, o qual transmitiu informações importantes sobre a preservação da vida no planeta; além de exposições de trabalhos de várias escolas, exibição de vídeo da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e também a participação do Rotary Club com explicações sobre a construção de um aquecedor de água solar feito a partir de garrafas pet e caixas de leite. Contamos também com a colaboração do grupo Kruité http://www.kruite.tk/ nas pessoas de Hieronymus Parth e Marlene Miranda que se prontificaram a filmar a palestra como também fazer a abertura com a apresentação de música indígena ao vivo, a colaboração da gráfica Aprograf na impressão e doação do papel para os cartazes, a Jad Floricultura e Flora Entre Verdes com a doação de seus descartes de flores, aos universitários da área de comunicação (Camila e Amilton)que elaboraram o cartaz e a comunidade em geral com a sua participação.

Oficina de Recuperação de Resíduos Sólidos





Os alunos aprendem técnicas simples de transformar os resíduos em matéria prima. A produção de lixeiras é um ótimo exercício para reutilizar resíduos e principalmente envolver os alunos na educação ambiental paralela. Os alunos se divertem e aprendem brincando como agir corretamente no descarte de embalagens recicláveis, aos poucos os alunos adquirem novos hábitos cotidianos e refletem-os para seus próximos.
Nesta oficina trabalhamos juntos adultos e crianças, envolvendo-os na arte de colorir desenhos relacionados com a preservação e conservação do meio ambiente. Esta oficina é sonorizada com sons específicos usados para meditação, inclusive com música clássica aceita por todos.
Exercitamos a solidariedade dividindo os materiais com todos se empenhando para que os trabalhos recebam o reconhecimento. Nela, contamos sempre com a colaboração dos mais velhos ajudando os menores. As regras são combinadas no início, e no término, todos ajudam a organizar e limpar a sala. Fazemos também um intervalo para um lanche solidário onde os participantes trazem alguma coisa de casa onde damos ênfase para as frutas, pães e bolos com ingredientes o mais natural possível.
Para o desenvolvimento e realização desta oficina contamos com o apoio de Tintas Verginia http://www.tintasverginia.com.br/ e Espaço Diferente - 3779-2654

Instrutora: Maria Goreti Tuleski

Ações no Programa Comunidade Escola

No ano de 2007, foram realizadas várias ações da ABR, dentro do Programa Comunidade Escola no CEI Municipal Francisco Klemtz:

•Oficinas de recuperação de resíduos sólidos – abril a dezembro de 2007.
•Iº MINI FÓRUM DE ECOLOGIA – 20/10/07.
•O Baile da Cinderela – 09/12/2007.