JAIME DA SILVA ARAÚJO - TYRYETÊ KAXINAWÁ

JAIME DA SILVA ARAÚJO - TYRYETÊ KAXINAWÁ
Fundação Tyryetê kaxinawá é um grupo de amigos que tem como finalidade principal trabalhar a consciência ambiental pela participação lúdica de todos, no sentido da influência recíproca homem / meio-ambiente.
Considerando Meio Ambiente como:
TUDO que relaciona o homem à VIDA !
Atuamos em 4 eixos:
Programa ABR - Amigos Brincando e Reciclando
Geração de Renda -
Espaços Sustentáveis -
Acervo artístico e cultural dos povos da floresta
MISSÃO:
Nossa proposta é atender a necessidade de mudança de comportamento recomendada pela UNESCO, no trato da questão ambiental sob as perspectivas cultural, educacional, econômica e psicológica.
VISÃO DE FUTURO:
Pretendemos constituir modelos de atuação no foco do desenvolvimento sustentável, estendendo-se além da área escolar para condomínios, clubes sociais, organizações, etc.

sábado, 12 de novembro de 2011

2º ENCONTRO - CURSO TÉCNICO M.A. FUNDACEN - 26/10/20111

Dia 26 foi o nosso segundo encontro com o 1º Meio Ambiente da Fundacen.
Iniciamos com uma reflexão sobre o vídeo A HISTÓRIA DAS COISAS que eles assistiram no primeiro encontro.
Alguns alunos perceberam que estão visualizando mais resíduos do que antes, isto é, resíduos sem destinação adequada está chamando a atenção e incomodando de um modo geral.
Para este encontro temos informações sobre um pouco do cotidiano dos povos tradicionais da Amazônia, conhecendo assim também um pouco da vida do nosso querido amigo Tyryetê que teve entre tantas outras profissões também a de seringueiro além de ter sido um dos responsáveis pela criação das reservas extrativistas na Amazônia. Ele que também foi e é a alavanca para que hoje este trabalho seja uma realidade.
Exibimos o vídeo "Vida e Resistência na Reserva Extrativista Arapixi - Boca do Acre - Amazonas - Brasil " que faz parte da coletânea do Circuito Tela Verde - projeto do Ministério da Cultura e do Ministério do Meio Ambiente.
A Reserva Extrativista Arapixi, criada através de Decreto Presidencial sem número do dia 21 de junho de 2006, situa-se no município de Boca do Acre, Estado do Amazonas. Com uma área aproximada de 134 mil hectares, residem na região cerca de 150 famílias às margens do Rio Purús. Esta população tem em seu cotidiano um rico conhecimento da relação com a natureza, a esperança de que esse conhecimento seja o ponto de partida para o acesso aos seus direitos e muitas histórias pra contar...
No vídeo na voz do Seu Gerson O HINO DO SERINGUEIRO de autoria de JAIME DA SILVA ARAÚJO/TYRYETÊ KAXINAWÁ.
Depois do vídeo antes da prática um breve relaxamento com um pouco de alongamento sonorizado com sons de meditação. Na fazeção novos tijolinhos intercalado com a troca de ideías para um desafio no ano de 2012. Construir um espaço de 20m² onde além dos módulos do programa ERA http://programaera.blogspot.com/ as soluções serão encontradas em conjunto com todos, este é o desafio: inovar, compartilhar, pesquisar, experimentar e realizar.


Trabalhamos com dois grupos:

Grupo - Ambiente Sustentável -

André/Lucas/Robson/Edgar/Evelyn D.

Considerações do grupo:
Melhor aproveitamento dos materiais recicláveis e assim contribuindo para a sustentabilidade e contribuindo para o desenvolvimento do nosso planeta.

Grupo Eco Verde

Kely Matos/Vera Lúcia de Oliveira/Pricila Salgueiro/Adionéia Moraes/Miriane Miranda/Fernanda Furman?Evely Bueno
Considerações do grupo:
O trabalho trouxe uma maior consciência ecológica, mostrando novas formas de reutilizar os resíduos sem a necessidade de descartar na natureza.

Estamos também todos nos preparando para a Feira do Meio Ambiente que vai acontecer no dia 17 de novembro na Fundacen. Pra feira vamos preparar um pequeno protótipo de uma casinha feita com resíduos e apresentar as informações sobre o PROGRAMA ERA da nossa parceira a bióloga Ângela Feijó que desenvolveu os módulos de caixas de leite preenchidos com resíduos preferencialmente não recicláveis.
Parabéns a turma que se mostrou disposta a encarar o desafio!
O planeta agradece!

Instrutora: Maria Goreti Tuleski














Nenhum comentário: