JAIME DA SILVA ARAÚJO - TYRYETÊ KAXINAWÁ

JAIME DA SILVA ARAÚJO - TYRYETÊ KAXINAWÁ
Fundação Tyryetê kaxinawá é um grupo de amigos que tem como finalidade principal trabalhar a consciência ambiental pela participação lúdica de todos, no sentido da influência recíproca homem / meio-ambiente.
Considerando Meio Ambiente como:
TUDO que relaciona o homem à VIDA !
Atuamos em 4 eixos:
Programa ABR - Amigos Brincando e Reciclando
Geração de Renda -
Espaços Sustentáveis -
Acervo artístico e cultural dos povos da floresta
MISSÃO:
Nossa proposta é atender a necessidade de mudança de comportamento recomendada pela UNESCO, no trato da questão ambiental sob as perspectivas cultural, educacional, econômica e psicológica.
VISÃO DE FUTURO:
Pretendemos constituir modelos de atuação no foco do desenvolvimento sustentável, estendendo-se além da área escolar para condomínios, clubes sociais, organizações, etc.

domingo, 5 de junho de 2011

PROGRAMA AMIGOS BRINCANDO E RECICLANDO - E.M.CEI FRANCISCO KLEMTZ














.Iniciamos dia 05 de junho (Dia Mundial do Meio Ambiente) o 1º encontro na E.M. Cei Francisco Klemtz do Programa Amigos Brincando e Reciclando com 25 participantes sendo 12 crianças, 7 adolescentes e 6 adultos.
Trata-se de uma proposta de parceria com o Programa Comunidade Escola da Prefeitura Municipal de Curitiba , sob o enfoque da conscientização ambiental. Consiste em encontros com a comunidade, e as famílias dos alunos das escolas participantes.
A Fundação Tyryetê Kaxinawá vem empreendendo esforços para trabalhar por meio de seu eixo PROGRAMA AMIGOS BRINCANDO E RECICLANDO, uma prática da busca da sustentabilidade de modo que não incida na fomentação do consumismo, e ao contrário, contribua para uma conscientização coletiva com respeito ao cuidado com o seu entorno.
Neste momento entendemos que a troca de saberes entre uma comunidade e seus parceiros é o ambiente adequado ao aprendizado de novas práticas de comportamento no contexto das questões ambientais.
Na programação teve preenchimento de questionário de Conduta Pró-Ambiental, os participantes fizeram desenhos com o tema ambiental, exibição de vídeo, leitura e rodas de conversa sobre temas ambientais.
Combinamos para o próximo encontro finalizar com um lanche solidário preferencialmente com coisas que temos em nossos quintais e jardins.
No primeiro encontro saboreamos framboesas silvestres orgânicas.
Finalizamos com o sorteio de um chinelo turco que foi doado por um dos nossos colaboradores.
Queremos parabenizar a todos que se fizeram presentes e participativos.
Nosso próximo encontro será no dia 03 de julho as 14 horas.
Até lá!

Instrutora: Maria Goreti Tuleski



Nenhum comentário: