JAIME DA SILVA ARAÚJO - TYRYETÊ KAXINAWÁ

JAIME DA SILVA ARAÚJO - TYRYETÊ KAXINAWÁ
Fundação Tyryetê kaxinawá é um grupo de amigos que tem como finalidade principal trabalhar a consciência ambiental pela participação lúdica de todos, no sentido da influência recíproca homem / meio-ambiente.
Considerando Meio Ambiente como:
TUDO que relaciona o homem à VIDA !
Atuamos em 4 eixos:
Programa ABR - Amigos Brincando e Reciclando
Geração de Renda -
Espaços Sustentáveis -
Acervo artístico e cultural dos povos da floresta
MISSÃO:
Nossa proposta é atender a necessidade de mudança de comportamento recomendada pela UNESCO, no trato da questão ambiental sob as perspectivas cultural, educacional, econômica e psicológica.
VISÃO DE FUTURO:
Pretendemos constituir modelos de atuação no foco do desenvolvimento sustentável, estendendo-se além da área escolar para condomínios, clubes sociais, organizações, etc.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Aniversário Amigo do Ambiente








Dia 24 de maio foi o aniversário de 7 anos do Tiago, um grande amigo do ambiente! Ele chamou a ABR para ajudar a organizar sua festinha com o tema Homem Aranha. Começamos com a decoração. Utilizando resíduos como matéria prima, construímos um pôster, teias, lixeiras e prédios. A “cidade” apresentou alternativas para uma metrópole ambientalmente saudável, como energia solar, lixeiras para os recicláveis, árvores e até uma horta sobre um dos prédios.
A Schirlei, mãe do Tiago e também amiga do ambiente, fez questão de não usar descartáveis e os salgados e doces (deliciosos!) feitos em casa e muito mais saudáveis. A lembrancinha foi um copinho personalizado, que as crianças usaram durante a festa e foram estimuladas a leva-los sempre que saírem de casa. Os refrigerantes foram inevitáveis, mas todas as garrafas de pet viraram brinquedos nas oficinas de bilboquê e vai e vem, e inclusive os adultos se divertiram muito. A oficina de reutilização de flores naturais não poderia faltar e graças à Jad Arranjos e Decorações e Flora Entre Verdes, que cederam seus resíduos, todos levaram pra casa arranjos lindíssimos feitos pelas crianças. Durante a oficina as crianças faziam a relação da importância da água para se manter a vida e foram incentivadas a cuidar das flores que estavam levando para suas casas.
Ao final da festa, os convidados receberam um texto elaborado pelo aniversariante (com a ajuda da tia), que vale a pena repetir aqui:
“Viver em um planeta feliz depende de nós. Depende da atitude de cada um. É sempre bom lembrar daquela história da estrelinha do mar:
Algumas estrelas do mar vão para a areia e não conseguem voltar.
Uma vez um menininho começou a joga-las de volta ao mar para que elas sobrevivessem. Passou um outro menino e disse a ele:
- Não adianta você fazer isso, você não vai conseguir salvar todas as estrelas do mar, porque muitas vão ficar na areia e vão morrer.
O outro menino então respondeu:
- Mas para aquela estrelinha que eu salvar vai fazer a diferença!
Ou seja, aquilo que fizermos, podem ser pequenas atitudes, mas vão fazer a diferença para o planeta.
Percebemos que o planeta já dá sinais de cansaço. Quando ficamos doentes o nosso corpo dói e assim é o planeta, se não cuidarmos ele começa a gritar. Então vamos tentar deixa-lo sem dor, tranqüilo e calmo? Como podemos fazer isso?
- Gerando menos lixo;
- Reaproveitando o que podemos;
- Não comprar muitos brinquedos e sim inventá-los com resíduos;
- Não agredir a natureza, ou seja, cuidar das plantas, não jogar lixo em qualquer lugar;
- Ser educado e gentil;
- Fazer bem ao próximo;
- Economizar água, energia e combustíveis;
- Ah... também uma coisa importantíssima para o planeta e para vivermos bem é fazermos tudo com o coração, sempre praticarmos a verdade. Quando fazemos isso, vivemos mais felizes.
Converse com seu pai, seu vizinho, seu avô, seu amigo. Juntos podemos encontrar uma maneira de ajudar a natureza. Lembre-se, não deixe o planeta gritar. Bom seria nem precisarmos imprimir este papel, mas ainda é preciso conversar sobre essas coisinhas, por que realmente o planeta esta querendo gritar. NÃO DEIXE, FAÇA SUA PARTE!
Espero que tenham gostado da festa. Fiquei muito feliz com sua presença!”
Assinado: Tiago Freitas, 7 anos, 24/05/08.

Instrutoras:
Ângela Feijó
Keiko Sato
Maria Goreti Tuleski




3 comentários:

ABR disse...

Gostei do parque e gostei da festa , gostei da bicicleta, mas principalmente gostei de fazer os brinquedos o bilboquê e o vai e vem. Queria que todos fossem também no meu aniversário. Quero que todos tratem muito bem o planeta terra. Eu quero que vcs juntem todos os papéis que estiverem no chão e que joguem todos os tipos de lixo como papel, plástico nas lixeiras certas.

Kauany Cavalcanti Lemos Coutinho
05 anos e 8 meses.

Schirlei Freder Fotografia disse...

Vocês estão de parabéns pelo lindo trabalho.

Agradeço de coração por "também" acreditarem na idéia e tornarem tudo possível.

Bjs

Schirlei

Schirlei Freder Fotografia disse...

Gostei de tudo, especialmente de brincar com meus amigos.

Achei muito legal os prédios e meu homem aranha escalou um deles.

Estou muito feliz com meus 7 anos.

TIAGO FREITAS