JAIME DA SILVA ARAÚJO - TYRYETÊ KAXINAWÁ

JAIME DA SILVA ARAÚJO - TYRYETÊ KAXINAWÁ
Fundação Tyryetê kaxinawá é um grupo de amigos que tem como finalidade principal trabalhar a consciência ambiental pela participação lúdica de todos, no sentido da influência recíproca homem / meio-ambiente.
Considerando Meio Ambiente como:
TUDO que relaciona o homem à VIDA !
Atuamos em 4 eixos:
Programa ABR - Amigos Brincando e Reciclando
Geração de Renda -
Espaços Sustentáveis -
Acervo artístico e cultural dos povos da floresta
MISSÃO:
Nossa proposta é atender a necessidade de mudança de comportamento recomendada pela UNESCO, no trato da questão ambiental sob as perspectivas cultural, educacional, econômica e psicológica.
VISÃO DE FUTURO:
Pretendemos constituir modelos de atuação no foco do desenvolvimento sustentável, estendendo-se além da área escolar para condomínios, clubes sociais, organizações, etc.

sábado, 16 de agosto de 2008

Programa ERA no CEI Adriano Robine - PARTICIPE!


Dia 20 de agosto demos início ao programa ERA no Centro de Educação Integral Professor Adriano Gustavo Carlos Robine.
Está prevista a produção de 35 módulos de 1m², para a construção de uma casa de 30m² e implantação do ERA - Espaço para Repensar sobre Atitudes, Reutilizando Resíduos Artesanalmente para a Recuperação do Ambiente. Na construção dos módulos reutilizaremos cerca de 500 kg de resíduos (muitos não recicláveis) e mais de 2000 embalagens longa vida.
Acompanhe e "participe" do desenvolvimento da construção. A próxima oficina será dia 30 de agosto(sábado) as 14:00 horas, no CEI Adriano Robine, que fica na Rua Vereador Elias Karam, 1060 no Bairro Fazendinha. fone: (41)3245-5630
A oficina é para todas as idades e fazemos um lanche solidário (cada um leva o que pode) dando preferência para os sucos naturais, frutas, pães e bolos.
Outra coisa importante... traga um copo, vamos evitar os descartáveis!
Saiba mais sobre o programa ERA
http://www.programaera.blogspot.com/

sábado, 9 de agosto de 2008

7.ª Mostra de Ação Voluntária e o 1.º Congresso Paranaense Nós Podemos Paraná.

De 06 a 09 de agosto na FIEP.
A ABR participou expondo alguns produtos feitos a partir de resíduos e em painel, as atividades desenvolvidas no Comunidade Escola.



Desde 2001, o Centro de Ação Voluntária de Curitiba realiza a Mostra de Ação Voluntária – Cidadania e Responsabilidade Social. Inicialmente, o evento tinha como objetivo dar destaque às iniciativas de instituições sociais, governos e empresas, apresentando as iniciativas em estandes.
No entanto, a demanda crescente do Terceiro Setor paranaense trouxe uma característica muito importante à Mostra: além da apresentação das iniciativas, era necessário promover um espaço de formação e reflexão relativas às temáticas sociais.
Assim, a Mostra além de apresentar iniciativas também promove um espaço de trocas de experiências, promovendo a reflexão sobre as práticas que visa a formação dos participantes e incentiva novas iniciativas.
A partir de 2006, os seminários presentes na Mostra acontecem com temáticas centrais. Neste ano, o tema foi “Desafios para uma sociedade sustentável”, mesma temática do 4º Congresso GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas) de Investimento Social Privado. Em 2007, a comunicação ocupou lugar de destaque entre as discussões promovidas, devido ao tema: “Comunicação: A responsabilidade de construir um mundo melhor”. O interesse na continuidade da discussão apresentada na Mostra resultou no Fórum Mensal, Comunicação: A responsabilidade de construir um mundo melhor”, realizado pelo CAV desde novembro de 2007.
Em 2008, a 7ª Mostra de Ação Voluntária aconteceu junto com o 1º Congresso Nós Podemos Paraná, cujo tema foi Educação para a Sustentabilidade,promovido pelo Movimento Nós Podemos Paraná.
O Movimento Nós Podemos Paraná é o responsável local pelo acompanhamento dos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e é articulado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). Ele é Apoiador Institucional da 7ª Mostra de Ação Voluntária – Cidadania e Responsabilidade Social.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

V Festival de Arte e Cultura Popular do Litoral Paranaense




Do dia 22 a 27 de julho de 2008, em Paranaguá, o V Festival de Arte e Cultura Popular do Litoral Paranaense, realizado pela FAFIPAR, Embap e FAP, contou com a participação de diversos profissionais de artes plásticas, cênicas, artesanato e música. Foram oferecidas, gratuitamente à comunidade, 14 oficinas, como artesanato em cipó, em folha de bananeira, desenho de observação, aquarela, violão, teatro, canto guarani entre outras. A ABR esteve lá com a oficina "Papietagem - Reaproveitamento de papelão e jornal". Vinte e um alunos produziram cerca de 50 peças que fizeram sucesso na mostra dos resultados.
Aos alunos, parabéns pelo trabalho!
À coordenação do Festival, agradecemos a oportunidade!