JAIME DA SILVA ARAÚJO - TYRYETÊ KAXINAWÁ

JAIME DA SILVA ARAÚJO - TYRYETÊ KAXINAWÁ
Fundação Tyryetê kaxinawá é um grupo de amigos que tem como finalidade principal trabalhar a consciência ambiental pela participação lúdica de todos, no sentido da influência recíproca homem / meio-ambiente.
Considerando Meio Ambiente como:
TUDO que relaciona o homem à VIDA !
Atuamos em 4 eixos:
Programa ABR - Amigos Brincando e Reciclando
Geração de Renda -
Espaços Sustentáveis -
Acervo artístico e cultural dos povos da floresta
MISSÃO:
Nossa proposta é atender a necessidade de mudança de comportamento recomendada pela UNESCO, no trato da questão ambiental sob as perspectivas cultural, educacional, econômica e psicológica.
VISÃO DE FUTURO:
Pretendemos constituir modelos de atuação no foco do desenvolvimento sustentável, estendendo-se além da área escolar para condomínios, clubes sociais, organizações, etc.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Aniversário Amigo do Ambiente








Dia 24 de maio foi o aniversário de 7 anos do Tiago, um grande amigo do ambiente! Ele chamou a ABR para ajudar a organizar sua festinha com o tema Homem Aranha. Começamos com a decoração. Utilizando resíduos como matéria prima, construímos um pôster, teias, lixeiras e prédios. A “cidade” apresentou alternativas para uma metrópole ambientalmente saudável, como energia solar, lixeiras para os recicláveis, árvores e até uma horta sobre um dos prédios.
A Schirlei, mãe do Tiago e também amiga do ambiente, fez questão de não usar descartáveis e os salgados e doces (deliciosos!) feitos em casa e muito mais saudáveis. A lembrancinha foi um copinho personalizado, que as crianças usaram durante a festa e foram estimuladas a leva-los sempre que saírem de casa. Os refrigerantes foram inevitáveis, mas todas as garrafas de pet viraram brinquedos nas oficinas de bilboquê e vai e vem, e inclusive os adultos se divertiram muito. A oficina de reutilização de flores naturais não poderia faltar e graças à Jad Arranjos e Decorações e Flora Entre Verdes, que cederam seus resíduos, todos levaram pra casa arranjos lindíssimos feitos pelas crianças. Durante a oficina as crianças faziam a relação da importância da água para se manter a vida e foram incentivadas a cuidar das flores que estavam levando para suas casas.
Ao final da festa, os convidados receberam um texto elaborado pelo aniversariante (com a ajuda da tia), que vale a pena repetir aqui:
“Viver em um planeta feliz depende de nós. Depende da atitude de cada um. É sempre bom lembrar daquela história da estrelinha do mar:
Algumas estrelas do mar vão para a areia e não conseguem voltar.
Uma vez um menininho começou a joga-las de volta ao mar para que elas sobrevivessem. Passou um outro menino e disse a ele:
- Não adianta você fazer isso, você não vai conseguir salvar todas as estrelas do mar, porque muitas vão ficar na areia e vão morrer.
O outro menino então respondeu:
- Mas para aquela estrelinha que eu salvar vai fazer a diferença!
Ou seja, aquilo que fizermos, podem ser pequenas atitudes, mas vão fazer a diferença para o planeta.
Percebemos que o planeta já dá sinais de cansaço. Quando ficamos doentes o nosso corpo dói e assim é o planeta, se não cuidarmos ele começa a gritar. Então vamos tentar deixa-lo sem dor, tranqüilo e calmo? Como podemos fazer isso?
- Gerando menos lixo;
- Reaproveitando o que podemos;
- Não comprar muitos brinquedos e sim inventá-los com resíduos;
- Não agredir a natureza, ou seja, cuidar das plantas, não jogar lixo em qualquer lugar;
- Ser educado e gentil;
- Fazer bem ao próximo;
- Economizar água, energia e combustíveis;
- Ah... também uma coisa importantíssima para o planeta e para vivermos bem é fazermos tudo com o coração, sempre praticarmos a verdade. Quando fazemos isso, vivemos mais felizes.
Converse com seu pai, seu vizinho, seu avô, seu amigo. Juntos podemos encontrar uma maneira de ajudar a natureza. Lembre-se, não deixe o planeta gritar. Bom seria nem precisarmos imprimir este papel, mas ainda é preciso conversar sobre essas coisinhas, por que realmente o planeta esta querendo gritar. NÃO DEIXE, FAÇA SUA PARTE!
Espero que tenham gostado da festa. Fiquei muito feliz com sua presença!”
Assinado: Tiago Freitas, 7 anos, 24/05/08.

Instrutoras:
Ângela Feijó
Keiko Sato
Maria Goreti Tuleski




quinta-feira, 15 de maio de 2008

Expresso Ambiental




Projeto piloto desenvolvido pela Melissatur, IPV-Instituto Pé na Vila, UNILIVRE-Universidade Livre do Meio Ambiente e Associação Brincando e Reciclando. O ônibus adaptado e equipado circulou nas escolas do Programa Comunidade Escola no mês de janeiro com o objetivo de levar educação ambiental a comunidade nos finais de semana, previlegiando temas como uso racional da água, o lixo, poluição e práticas de preservação e recuperação.O Projeto Expresso Ambiental tem sido uma excelente ferramenta para atrair e encantar as comunidades participantes do Programa Comunidade Escola. As ações desenvolvidas dentro do Projeto EXPRESSO AMBIENTALcomo as oficinas de reciclagem de flores naturais e a de recuperação de resíduos sólidos da Associação Brincando e Reciclando, a construção de brinquedos com objetos recicláveis da UNILIVRE, e as palestras do Instituto Pé Na Vila, contribuiram com práticas e informações importantes no que diz respeito à preservação e conservação do meio ambiente.
Nosso trabalho foi desenvolvido nas escolas:
E.M.Prof. Germano Paciornik
E.M.Jornalista Arnaldo Alves da Cruz
E.M.Helena Kollody
E.M.Donattilla Caron dos Anjos
E.M.Parigot de Souza
E.M.Foz do Iguaçu
E.M.Maria do Carmo Martins
Cei Expedicionário
Cei Romário Martins

Alguns comentários:
“A oficina brincando e reciclando é um meio de despertar a imaginação das crianças e a inteligência, principalmente o relacionamento entre elas.”

“Muito, muito lindo o trabalho realizado na oficina. Parabéns!” Silvia Junges - Prof. Coordenadora da Escola Municipal Foz do Iguaçú.

“As crianças aproveitaram bem as atividades, interagiram e gostaram do que foi proposto. Foi bem interessante observá-los e perceber que mesmo os mais indisciplinados estavam envolvidos nas atividades propostas.” Edina Regina Messias -Prof. Coordenadora da Escola Municipal Maria do Carmo Martins.

“O trabalho desenvolvido pela Associação Brincando e Reciclando dentro da Oficina de Reciclagem de Flores Naturais é muito rico e interessante. A comunidade presente em muito o apreciou e proveito dele tirou. Cada um que deixava a oficina levando consigo o arranjo que fizera, comentava o quanto havia gostado. Oxalá, outras vezes mais, recebamos este grupo encantador e consciente com nossos sérios problemas ambientais.” Marília Rocha Santiago de Carvalho - Prof. Coordenadora do Cei Expedicionário.

“O trabalho desenvolvido na oficina de reciclagem , foi um excelente trabalho, pois possibilita nas pessoas descobrirem que elas próprias, tem capacidade de criar seus próprios trabalhos com objetos que não damos valor. A nossa comunidade precisa de pessoas voluntárias com este tipo de habilidade de criar e reciclar.Meninas vocês estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido. Precisamos desenvolver nas pessoas e conscientizá-las da importância da reciclagem.” Silvana - Prof. Coordenadora do Cei Romário Martins.

Instrutora: Maria Goreti Tuleski