Tyryetê Kaxynawaá, nome indígena de Jaime da Silva Araújo, que nasceu no Rio Jordão, sudeste do Amazonas. Foi adotado por um casal de seringueiros cearenses, começou a trabalhar com sete anos e a estudar com oito. Após o serviço militar, viajou para a Amazônia para viver sua identidade indígena, onde teve contato com as realidades dos povos indígenas e extrativistas. Entre outras atividades, trabalhou como agricultor, professor, delegado sindical, castanheiro, pescador, sorveteiro, seringueiro e vendedor de peixes.
Com 70 anos, Tyryetê Kaxynawaá mora em Curitiba, mas já viveu em Belém, Manaus e Macapá, 32 cidades do interior, conheceu 44 seringais, 29 rios e 88 igarapés. Lá, fez desenhos de animais, plantas e situações locais, além de compor poemas sobre a Amazônia, alguns já publicados em calendários e agora ilustrando a Agenda UFPR 2009.
Tyryetê é integrante da ABR e convida para o lançamento da agenda, dia 18, às 16:00hs, na UFPR - Rua General Carneiro, 460 Edifício Dom Pedro I, térreo no Salão de Arte e Design.
3 comentários:
Olá. Vi o link no grupo Kryon.
Parabéns pelo trabalho!
Gostaria de colocar o site 3º Milênio (www.3milenio.inf.br) à disposição para artigos a respeito de reciclagem, caso interesse.
Grande abraço!
e vamos em frente!
Olá Lú
Que bom que gostou do nosso trabalho. Quanto ao site 3º Milênio só temos a agradecer pela oportunidade.
Um grande abraço e vamos em frente.
ola mami
vi o seu site e vi os teus blogs e tudo.
não consigo parar de pensar como vai ser o proximo blog se vc for fazer.
beijos e vamos em frente
Postar um comentário