Projeto piloto desenvolvido pela Melissatur, IPV-Instituto Pé na Vila, UNILIVRE-Universidade Livre do Meio Ambiente e Associação Brincando e Reciclando. O ônibus adaptado e equipado circulou nas escolas do Programa Comunidade Escola no mês de janeiro com o objetivo de levar educação ambiental a comunidade nos finais de semana, previlegiando temas como uso racional da água, o lixo, poluição e práticas de preservação e recuperação.O Projeto Expresso Ambiental tem sido uma excelente ferramenta para atrair e encantar as comunidades participantes do Programa Comunidade Escola. As ações desenvolvidas dentro do Projeto EXPRESSO AMBIENTALcomo as oficinas de reciclagem de flores naturais e a de recuperação de resíduos sólidos da Associação Brincando e Reciclando, a construção de brinquedos com objetos recicláveis da UNILIVRE, e as palestras do Instituto Pé Na Vila, contribuiram com práticas e informações importantes no que diz respeito à preservação e conservação do meio ambiente.
Nosso trabalho foi desenvolvido nas escolas:
E.M.Prof. Germano Paciornik
E.M.Jornalista Arnaldo Alves da Cruz
E.M.Helena Kollody
E.M.Donattilla Caron dos Anjos
E.M.Parigot de Souza
E.M.Foz do Iguaçu
E.M.Maria do Carmo Martins
Cei Expedicionário
Cei Romário Martins
Alguns comentários:
“A oficina brincando e reciclando é um meio de despertar a imaginação das crianças e a inteligência, principalmente o relacionamento entre elas.”
“Muito, muito lindo o trabalho realizado na oficina. Parabéns!” Silvia Junges - Prof. Coordenadora da Escola Municipal Foz do Iguaçú.
“As crianças aproveitaram bem as atividades, interagiram e gostaram do que foi proposto. Foi bem interessante observá-los e perceber que mesmo os mais indisciplinados estavam envolvidos nas atividades propostas.” Edina Regina Messias -Prof. Coordenadora da Escola Municipal Maria do Carmo Martins.
“O trabalho desenvolvido pela Associação Brincando e Reciclando dentro da Oficina de Reciclagem de Flores Naturais é muito rico e interessante. A comunidade presente em muito o apreciou e proveito dele tirou. Cada um que deixava a oficina levando consigo o arranjo que fizera, comentava o quanto havia gostado. Oxalá, outras vezes mais, recebamos este grupo encantador e consciente com nossos sérios problemas ambientais.” Marília Rocha Santiago de Carvalho - Prof. Coordenadora do Cei Expedicionário.
“O trabalho desenvolvido na oficina de reciclagem , foi um excelente trabalho, pois possibilita nas pessoas descobrirem que elas próprias, tem capacidade de criar seus próprios trabalhos com objetos que não damos valor. A nossa comunidade precisa de pessoas voluntárias com este tipo de habilidade de criar e reciclar.Meninas vocês estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido. Precisamos desenvolver nas pessoas e conscientizá-las da importância da reciclagem.” Silvana - Prof. Coordenadora do Cei Romário Martins.
Instrutora: Maria Goreti Tuleski
Nenhum comentário:
Postar um comentário