JAIME DA SILVA ARAÚJO - TYRYETÊ KAXINAWÁ

JAIME DA SILVA ARAÚJO - TYRYETÊ KAXINAWÁ
Fundação Tyryetê kaxinawá é um grupo de amigos que tem como finalidade principal trabalhar a consciência ambiental pela participação lúdica de todos, no sentido da influência recíproca homem / meio-ambiente.
Considerando Meio Ambiente como:
TUDO que relaciona o homem à VIDA !
Atuamos em 4 eixos:
Programa ABR - Amigos Brincando e Reciclando
Geração de Renda -
Espaços Sustentáveis -
Acervo artístico e cultural dos povos da floresta
MISSÃO:
Nossa proposta é atender a necessidade de mudança de comportamento recomendada pela UNESCO, no trato da questão ambiental sob as perspectivas cultural, educacional, econômica e psicológica.
VISÃO DE FUTURO:
Pretendemos constituir modelos de atuação no foco do desenvolvimento sustentável, estendendo-se além da área escolar para condomínios, clubes sociais, organizações, etc.

domingo, 2 de outubro de 2011

30 DE SETEMBRO - ANIVERSÁRIO AMIGO DO AMBIENTE

No dia 30 de setembro foi realizada uma oficina no Cei Francisco Klemtz, com alunos do 4º ano c, sob regência da professora Cristiane.
Foi o aniversário da aluna Kauany que completava 09 anos e a proposta levada foi a de prepararem juntos um aniversário amigo do ambiente, numa iniciativa que alerta sobre o erro que os adultos cometem em entregar as coisas prontas para as crianças.
Para esta oficina utilizamos papeis doados pelo arquiteto Ricardo Mesquita e retalhos de adesivos doados pela F9 Identidade Visual.
Foram preparados painéis com o tema primavera e o presente da aniversariante foi um puff feito com uma caixa de papelão, papéis que não são recicláveis para preencher a caixa, retalhos de adesivos para dar resistência a esta caixa, sobras de lã e retalhos para fazer a capa. Os alunos trabalharam utilizando uma caixa de leite para colocar todas as sobras, e desta forma puderam entender, na prática, os termos: "produção consciente" e "resíduo zero".
As caixas de leite preenchidas com os resíduos foram doadas para o projeto da Casinha de Bonecas da ASMOZI (Associação de Moradores das Moradias Zimbros).
Os alunos trouxeram uma canequinha de casa para poderem tomar suco de hortaliças feitos com couve, hortelã e limão, além de chás de melissa, erva-doce e capim-limão, tudo orgânico e fresquinho.
Todos se divertiram e aprenderam na prática como melhorar a nossa saúde e a saúde do planeta, com o consumo consciente.
Parabéns aniversariante, parabéns turma , vocês foram ótimos.
Agradecemos aqui a grande colaboração da professora Cristiane que nos deu todo apoio para a realização do trabalho.
Também um agradecimento especial a Tia Marlene que fez o bolo que as crianças adoraram!!

O planeta agradece!

Instrutora: Maria Goreti Tuleski
















O dia 30/09 foi diferente para nossa turma do 4º ano C. Pudemos participar de uma oficina na qual aprendemos a reutilizar materiais, ajudando assim a preservar o meio ambiente. Parabéns a Maria Goreti pelo excelente trabalho! Esperamos nos encontrarmos novamente e em breve, pois as crianças amaram este dia especial! Obrigada!
Professora Cristiane Novacki

No dia 30/09 participei de uma oficina, foi muito divertido. Eu gostei muito, foi um aniversário muito legal! A minha vó fez uma festa muito maneira, eu gostei muito e foi a coisa mais divertida. E eu adorei a oficina, o puff, o chá e o bolo e eu amei.
Kauany Cavalcanti Lemos Coutinho

No dia 30/09 participei de uma oficina. Foi muito legal que a minha turma teve uma participação da oficina de reciclagem.
A minha turma gostou muito, adorei fazer os painéis para enfeitar a sala do ani9versário da kauany.
Tava muito legal, teve uma festa para todos os alunos da sala.
Teve bolo, suco, chá e estava muito legal a festa da kauany.
Bastante divertido, gostei muito.
Chayane

No dia 30/09 participamos da oficina e foi muito legal e eu gostei muito. A gente levou a caixa de leite para colocar os papeis que sobraram do cartaz de flores, aviões e balões. Comemos bolo de chocolate e a gente tomou suco de couve com hortelã e chá de hortelã. Depois fizemos um trabalho muito legal e divertido. A gente fez um puff quando a Kauany estava fazendo a oficina. Fizemos escondido e ela nem percebeu porque a amiga da lauany distraiu ela. A gente fez um trabalho muito legal.
PARABÉNS!
Bruna Senter

No dia 30/09 participei de uma oficina e foi muito legal. Tinha aniversário da kauany, tinha bolo, suco e chá. Fizemos um presente para ela e ela gostou muito. Até colocou na cadeira o seu presente e assim foi bem legal.
Mylena Barboza do Couto

No dia 30/09 participei de uma oficina, foi muito divertido porque nós fizemos flores de adesivos. Sem falar no bolo, uma delícia, adorei sexta-feira me diverti bastante. A vó da kauany, a Maria Goreti, é uma pessoa muito simpática, competente, educada. A festa foi muito legal, comemoramos o aniversário da kauany. Eu acho que na próxima oficina ela poderia trazer mais adesivos e o título poderia ser outono ou verão. Eu adorei a oficina.
Marcely Sales de Oliveira

No dia 30/09 participei de uma oficina e foi muito legal. Nós enfeitamos um puff para a kauany. Mais tarde comemos muito bolo, tinha 02 sabores de chocolate com granulado e chocolate com granulado colorido. A avó da Kauany trouxe um chá gelado, eu não tomei. A gente fez um painél com muitas flores coloridas.
Antes da gente enfeitar o painel a Maria Goreti deu adesivos coloridos pra gente enfeitar o painel.
Esse dia foi muito legal!
Nayane Marcela

No dia 30/09 participei de uma oficina e foi muito legal porque tinha muita coisa legal. Não foi fácil distrair a Kau mas deu tudo certo. O bolo estava uma delícia, os chás e o suco. E os painéis muito legais e demos um prsente para ela.
E não foi legal a hora que não conseguimos distrair a kau. E aí eu fui para o recreio e eu falei tudo que distraia ela, e nós fomos para a informática e escrevi essa carta para você.
Eloisa Alves dos Santos

No dia 30/09 participei de uma oficina e foi muito legal. Aprendemos a reutilizar e o que é resíduo zero. Fizemos um quadro e ele tinha flores, sol, nuvens e avião.
Enfim foi muito legal!!!
Comemos bolo e bebemos chá e suco natural no aniversário da kauany.
Samuel Lopes da Rocha

No dia 30/09 participei de uma oficina e foi muito legal. Eu quero que a vó da Kauany volte porque foi muito legal. E a parte mais legal foi a parte do bolo e do presente da kauany.
Kelvin dos Santos Karpeski

No dia 30/09 participei de uma oficina e foi muito legal. Nós fizemos painéis da primavera para enfeitar a sala do nosso 4º ano C e para nós não nos esquecermos do aniversário da nossa colega kauany. Tomamos suco natural com hortelã e chá. Foi muito bom e animado este dia.
Rafael Zamboni Rosa

No dia 30/09 participei de uma oficina e foi legal demais. Reutilizamos materiais recicláveis e foi o máximo. Foi o aniversário da nossa colega Kauany e demos o presente para a Kauany.
Davy Fonini Mikor

No dia 30/09 participei de uma oficina e foi bem legal, porque teve adesivos, tesouras...
Depois que a gente cantou parabéns pra kauany eu e alguns colegas fizemos o presente da kauany enquanto a Bruna Senter e a Eloisa distraiam ela.
O bolo que a Goreti trouxe é muito gostoso. Era um bolo com confeti colorido e confeti preto, tinha suco de hortelã e chá.
Isabelle Ferreira Cézar

No dia 30/09 participei de uma oficina e foi muito legal e eu achei muito legal mesmo.
E também comemoramos a festa da kauany.
Eu comi bolo de chocolate.
Elton

Participei de uma oficina e foi muito legal e eu fiquei muito feliz e comi o bolo e foi muito gostoso.
Muito obrigado por tudo que você fez, agradeço.
É o aniversário da Kauany foi muito legal, muito mesmo.
Osvaldo Felipe Santos da Silva

No dia 30 de setembro participei de uma oficina e foi legal e interessante. Porque nós fizemos cartazes com coisas que já foram usadas que eram sobras de folhas e de adesivos.
Thiago K

No dia 30/09 participei de uma oficina e foi muito divertido.
Fizemos a decoração do aniversário da Kauany com materiais recicláveis.
Estava muito legal e tinha um bolo delicioso!
Os cartazes ficaram lindos, eu gostei muito foi o dia mais divertido!
Erika Maria Cordeiro Martins

No dia 30/09 participei de uma oficina e foi legal porque teve brincadeira e nós fizemos quatro painéis.
Enchemos de desenhos com papel adesivo, colocamos flores nos painéis: flores coloridas, até árvores, balões.
E os pedaços que não dava para usar nós colocamos em uma caixinha.
Comemoramos o aniversário da kauany.
Carlo

No dia 30/09 participei de uma oficina e foi ótimo, porque fizemos reaproveitamento de materiais e também cartazes enfeitados. E a vó da kauany era muito boazinha e tinha a companheira da vó da jauany. Elas duas eram muito simpáticas.
Gabriel Antunes da Crus

No dia 30/09 participei de uma oficina e foi muito legal os enfeites do aniversário da Kauany foram feitos de materiais recicláveis. Nós enfeitamos a sala depois todos os alunos foram fazer o presente da kauany e ela nem percebeu. Depois fizemos a festa e demos o presente dela. Eu acho que ao invés do chá poderia ter refrigerante.
Thais R. Sauer

No dia 30/09 participei de uma oficina e foi muito legal, fizemos um painel com adesivos, ficou muito bonito com muitas cores, azul, amarelo, roxo, branco, verde e muitas cores mais. Então eu digo VIVA A PRIMAVERA.
E teve o aniversário da Kauany e foi bem legal, teve um bolo delicioso com metade granulado preto e o outro lado granulado colorido, ficou uma delícia.
Julia Gabrieli dos Santos Machado

No dia 30/09 participei de uma oficina e foi muito legal.
Nós comemoramos o aniversário da Kauany.
Fizemos cartazes de primavera para enfeitar a festa, depois comemos o bolo e bebemos chá e foi muito legal.
Eu acho que no lugar de chá deveria ter refrigerante.
Parabéns Kauany
Bruna Letícia Palhano de Farias

No dia 30/09 participei de uma oficina e foi legal porque nós fizemos um cartaz da primavera. Foi muito divertido e ainda mais porque teve a festa da kauany.
Thiago nascimento Mendes dos Santos

No dia 30/09 participei de uma oficina e foi legal. Nós fizemos o presente da kauany e ela nem viu e daí nós fomos comer e ela foi embora.
André Ferreira da Silva

No dia 30/09/11, eu e os meu amigos participamos de uma oficina que teve adesivos. Foi muito legal eu e meus amigos fizemos o presente pra kauany que riu.