JAIME DA SILVA ARAÚJO - TYRYETÊ KAXINAWÁ

JAIME DA SILVA ARAÚJO - TYRYETÊ KAXINAWÁ
Fundação Tyryetê kaxinawá é um grupo de amigos que tem como finalidade principal trabalhar a consciência ambiental pela participação lúdica de todos, no sentido da influência recíproca homem / meio-ambiente.
Considerando Meio Ambiente como:
TUDO que relaciona o homem à VIDA !
Atuamos em 4 eixos:
Programa ABR - Amigos Brincando e Reciclando
Geração de Renda -
Espaços Sustentáveis -
Acervo artístico e cultural dos povos da floresta
MISSÃO:
Nossa proposta é atender a necessidade de mudança de comportamento recomendada pela UNESCO, no trato da questão ambiental sob as perspectivas cultural, educacional, econômica e psicológica.
VISÃO DE FUTURO:
Pretendemos constituir modelos de atuação no foco do desenvolvimento sustentável, estendendo-se além da área escolar para condomínios, clubes sociais, organizações, etc.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

OFICINA FUNDACEN - 18/08/2011

A Fundação Tyryetê Kaxinawá em parceria com a Fundacen em Araucária http://www.fundacen.com.br/ e o Programa Era da amiga Angela Feijó http://www.programaera.blogspot.com iniciou no dia 18 de agosto um projeto do Eixo "Espaços Sustentáveis".
A proposta consiste de um trabalho em que todos (alunos/familiares/professores e funcionários sempre na medida do possível ) sejam os atores do processo da construção dando-lhes assim o sentimento de pertencimento naquele projeto.
Para a realização deste projeto contamos também com a parceria da empresa F9 Identidade Visual http://www.f9.com.br/ na doação de seus resíduos de adesivos. Os resíduos estão sendo usados no preenchimento das caixas tetra pak para se transformarem nas paredes da construção, como também na produção de lixeiras utilizando caixas de papelão.
A condução do trabalho é pautada em resíduo zero e produção consciente onde a prática se faz presente e onde o fazer se faz prazeiroso.
Nosso agradecimento especial a equipe da marcenaria que providenciou os moldes de madeira para que o trabalho pudesse ser iniciado, aos professores, a Silvana pela visão e entendimento da proposta do nosso trabalho, a Angela do Programa ERA, a F9 , ao Dr. Sinval e toda sua equipe que sempre estão dispostos e prontos a colaborar e a todos os alunos pela participação e alegria manifestada em nossos encontros.
O planeta agradece!

Instrutora: Maria Goreti Tuleski










OFICINA ESCOLA MARIA DO CARMO MARTINS






Na oficina os 3 participantes fizeram o presente para o dia dos pais. Fazendo uso de reaproveitamento de materiais como madeira, tubetes de papelão e filtro de café usado.
O lanche foi pão com doce de abóbora caseiro feito pela nossa colaboradora Marilene.
Parabéns meninos, vocês foram ótimos!!!

Instrutora: Maria Goreti Tuleski

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

FOTOS LANÇAMENTO E VISITAÇÃO EXPOSIÇÃO AMAZÔNIA VIVA TYRYETÊ KAXINAWÁ






























































Olá amigos!
Confiram as fotos da exposição. Ela agradou a todos os públicos, inclusive a um público muito especial, as crianças, aquelas por quem Tyryetê tinha sempre um carinho muito especial e as chamava de "passarinhozinho".
As escolas nos visitaram, os professores, os turistas e a comunidade.