JAIME DA SILVA ARAÚJO - TYRYETÊ KAXINAWÁ

JAIME DA SILVA ARAÚJO - TYRYETÊ KAXINAWÁ
Fundação Tyryetê kaxinawá é um grupo de amigos que tem como finalidade principal trabalhar a consciência ambiental pela participação lúdica de todos, no sentido da influência recíproca homem / meio-ambiente.
Considerando Meio Ambiente como:
TUDO que relaciona o homem à VIDA !
Atuamos em 4 eixos:
Programa ABR - Amigos Brincando e Reciclando
Geração de Renda -
Espaços Sustentáveis -
Acervo artístico e cultural dos povos da floresta
MISSÃO:
Nossa proposta é atender a necessidade de mudança de comportamento recomendada pela UNESCO, no trato da questão ambiental sob as perspectivas cultural, educacional, econômica e psicológica.
VISÃO DE FUTURO:
Pretendemos constituir modelos de atuação no foco do desenvolvimento sustentável, estendendo-se além da área escolar para condomínios, clubes sociais, organizações, etc.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

CIDADES INOVADORAS - CICI 2011

De 17 a 20 de maio aconteceu a CICI 2011 - CONFERÊNCIA INTERNACIONAL CIDADES INOVADORAS.
O respeito à diversidade para implantar cidades inovadoras Jaime Lerner abriu a CICI2011 destacando a união de classes e criticando o foco dos investimentos para a Copa do Mundo.

O presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, falou para 2,5 mil pessoas que participaram da abertura da CICI2011. Ele ressaltou a importância de pensar a partir de cada município para atingir um desenvolvimento sustentável.

Mensagem encaminhada por Ban Ki-moon (secretário geral das Nações Unidas) aos participantes da CICI2011
"Fico satisfeito em transmitir minhas saudações a todos que estão reunidos para Conferência Internacional de Cidades Inovadoras - CICI2011. As projeções indicam que até a metade do século, dois terços da humanidade estará vivendo em municípios e cidades. Precisamos de um novo pensamento e agir rápido para podermos salvar recursos, sustentar nossas cidades e promover mais dignidade e equidade.
O nosso desafio coletivo é incentivar o desenvolvimento urbano sustentável e a tansição rumo à economia verde. Vocês têm muito a oferecer mediante parcerias que compartilham conhecimento de cidade a cidade. Suas deliberações são também uma importante oportunidade para garantir que a agenda urbana seja plenamente refletida na Conferência das Nações Unidas, sobre desenvolvimento sustentável, Rio + 20, no anoque vem. Agradeço o compromisso de vocês com este objetivo.



Parag Khanna, ex-assessor de política externa do presidente Barack Obama destaca a tecnologia e a conectividade entre as pessoas como responsáveis pelo crescimento das cidades.

A educação é ferramenta para o fortalecimento das cidades. Esta foi a conclusão do painél "A Reinvenção do Governo a partir das Cidades", que contou com a participação de Amal Medani, diretora do programa de Desenvolvimento Local do Unitar; Jeffrey Gilmore, representante do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento Comunitário do Estado de Victoria, na Austrália; Alexander Hoefsloot, vice-prefeito da cidade de Wageningen, na Holanda, e Harvey Brooks, vereador de Aukland, na Nova Zelândia. Para Amal Medani não existe luz no fim do túnel sem a educação. "Ela é a base para o desenvolvimento das comunidades e isso não é um item discutível. Isso é um fato".

EMPREENDEDORISMO É A SAÍDA PARA COMBATER A MISÉRIA

O educador Fernando Dolabela demonstrou aos participantes da CICI2011 que o empreendedorismo é a forma mais assertiva de combater a miséria e gerar riquezas. Ao apresentar o tema "Educação empreendedora para cidades inovadoras", Dolabela quebrou paradigmas e, de certo modo, causou um daqueles tipos de desconforto que provocam reflexões na plateia. Empreender, para o educador, é um potencial que nasce com todos, mas é fortemente inibido pelo sistema desde que as crianças entram na escola, assim como pelos pais.
Autor do livro "O Segredo de Luísa", Dolabela implanta o conceito de educação empreendedora em várias partes do país. Em Londrina, no norte do Paraná, estão envolvidas duas mil escolas públicas, o que representa 2,8 mil professores que multiplicam o conhecimento em um novo ambiente de aprendizado para 34 mil alunos. A sala de aula é o ambiente que proporciona vivenciar o mundo sob nova ótica.
A metodologia de Dolabela também envolve a comunidade. Depois de determinados os sonhos coletivos das turmas, o próximo passo é reunir os sonhos exequíveis ao conselho escolar, que conta entre seus representantes professores, pais e líderes comunitários. "Esse é um olhar novo, da periferia para o centro. Começando com o sonho de uma criança, podemos atingir o sonho comum a 150 mil pessoas", enumera o alcance de tal iniciativa.

A Governança e o Desenvolvimento das Cidades foi o tema abordado pelo PhD em Planejamento Urbano e Regional, Klaus Frey, e a assessora de assuntos internacionais e coordenadora de divulgação de negócios da cidade de Orlando, Kathy DeVault.

Steven Graham, geógrafo e professor de Newcastle, no Reino Unido, defende que é necessário pensar a cidade como um processo em que todas as redes e sistemas possuem papel importante.

Pensar um mundo diferente e sustentável não depende apenas de novas tecnologias, mas sim de mudanças de comportamento humano. Esse foi um dos principais temas tratados pelo Engenheiro de Produção Social em Nova York(EUA), Shaun Abrahamson, no painél "Crowd e a pegada ecológica".

Educação empreendedora não se aprende na escola -O painél "Educação Empreendedora: motor do desenvolvimento sustentável" discutiu conceitos de empreendedorismo e como aplicá-los na educação. Fizeram parte do painél os jornalistas marcelo Remus, Márcia de Matos, Marcelo Pimenta e Marina Miranda.

Planeta deve decretar fim da economia baseada no petróleo - defende o economista americano Jeremy Rifkin.

Cidades do futuro serão centros de cultura, arte e educação.
especialistas em análise de política e planejamento, Theodore Gordon revela expectativas otimistas sobre o futuro das cidades.

Curitiba 2030: como será a cidade no futuro?
Painel da CICI 2011 mostrou iniciativas realizadas em Curitiba, 1ª cidade a adotar o Programa Cidades Inovadoras.

O físico austríaco Fritjof Capra ministrou a palestra "Redes como Padrão Unificador da Vida" e atenta para uma nova era de poder que nasce das conexões.

As Empresas e as Redes Sociais com Augusto de Franco, Cacau Guarnieri, Diego Reebeg, Fabiano Morais, Fernando Domingues, Luiz Bruno Viana, Maria Thereza do Amaral, Marina Miranda, Nilton lessa, Oswaldo Oliveira.

Mais informações no


















domingo, 22 de maio de 2011

EIXO GERAÇÃO DE RENDA










Um dos eixos da Fundação Tyryetê kaxinawá é a "Geração de Renda" desenvolvida através do reaproveitamento de resíduos domésticos, do comércio, da indústria como também do uso de sementes. Durante o processo de produção adotamos o princípio da produção consciente onde os resíduos são reaproveitados ou direcionados adequadamente, diminuindo assim o impacto ambiental. Estamos desenvolvendo neste momento produtos feitos a partir do reaproveitamento de retalhos de lycra doados pela marca BiBi & Ana situada na Rua prof. João Soares Barcelos, 2962 - Loja:12 www.solebeach.com.br e tecidos utilizados em propagandas visuais da empresa F9 Identidade Visual http://www.f9.com.br/.
Os produtos estão sendo vendidos na Feira de Bairro da PMC na praça da Ucrânia as quartas-feiras no horário das 11:00 às 19:00.