JAIME DA SILVA ARAÚJO - TYRYETÊ KAXINAWÁ

JAIME DA SILVA ARAÚJO - TYRYETÊ KAXINAWÁ
Fundação Tyryetê kaxinawá é um grupo de amigos que tem como finalidade principal trabalhar a consciência ambiental pela participação lúdica de todos, no sentido da influência recíproca homem / meio-ambiente.
Considerando Meio Ambiente como:
TUDO que relaciona o homem à VIDA !
Atuamos em 4 eixos:
Programa ABR - Amigos Brincando e Reciclando
Geração de Renda -
Espaços Sustentáveis -
Acervo artístico e cultural dos povos da floresta
MISSÃO:
Nossa proposta é atender a necessidade de mudança de comportamento recomendada pela UNESCO, no trato da questão ambiental sob as perspectivas cultural, educacional, econômica e psicológica.
VISÃO DE FUTURO:
Pretendemos constituir modelos de atuação no foco do desenvolvimento sustentável, estendendo-se além da área escolar para condomínios, clubes sociais, organizações, etc.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Olá amigos e colaboradores

Perdão a todos que foram incomodados pelo fato que estava tocando duas músicas simultâneamente.
Att.
Maria Goreti Tuleski
Grupo ABR - Amigos Brincando e Reciclando

quarta-feira, 26 de maio de 2010

EXPOSIÇÃO VIDA - FLORESTA E FAUNA DE 29 DE MAIO A 06 DE JUNHO DE 2010 NO SALÃO DE EXPOSIÇÕES DO MUSEU BOTÂNICO

GRUPO ABR: AMIGOS BRINCANDO E RECICLANDO



APRESENTA:

EXPOSIÇÃO – VIDA, FLORESTA E FAUNA

v Pré-Lançamento de cartões-postais exclusivos

v Quadros do acervo Museu MAE/UFPR

v “Varal de Poesias”

v Oficinas TECNOLOGIA SOCIAL ABR

Convidado:

Indígena Tyryetê Kaxinawaá

(Jaime da Silva Araújo)

Ambientalista, Seringueiro, Poeta e Artista Plástico

29/05 a 06 de junho de 2010

Salão de Exposições do Museu Botânico(dentro do Jardim Botânico)

· De segunda a sexta-feira das 08:30 às 12:00 hs e 13:00 às 17:00 hs

· Sábados, domingos e feriados das 09:00 às 18:00 hs

Contato: equipeabr1@hotmail.com

http://www.brincandoereciclando.blogspot.com



Parceria:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


Apoio:

PROGRAMA COMUNIDADE ESCOLA

SESI EMPREENDEDORISMO SOCIAL

JAD JUCA ARRANJOS E DECORAÇÕES

F9 IDENTIDADE VISUAL

domingo, 16 de maio de 2010

O Expresso Ambiental (uma inciativa do Grupo Empresarial Melissatur) compareceu neste domingo no horário das 10:00 às 12:00 no Programa Comunidade Escola, Cei Municipal Adriano Robine em Curitiba. Em parceria com o Grupo ABR o projeto vem conquistando aos poucos um publico diversificado e que tem se mostrado bem interessado e participativo. Com idade entre 03 e 51 anos ficaram encantados com as possibilidades de se trabalhar com os resíduos que geramos todos os dias com as nossas ações.
Parabéns a todos que se fizeram presentes em especial a Ângela e o Osmar por terem comparecido com o seu grupo, um grupo interessado e participativo.
O planeta agradece.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

OFICINA DE RECICLAGEM DE FLORES NATURAIS NO GRUPO EMPRESARIAL MELISSATUR


















O Grupo Empresarial Melissatur ( ofhttp://www.melissatur.com.br/empresa.social.htm) que em 29 de novembro de 2007 aderiu ao Pacto Global, criado pela ONU – Organizações das Nações Unidas, coloca em prática ações de responsabilidade social que colaboram para atingir as metas do milênio, que é um conjunto de 8 macro objetivos a serem atingidos pelos países até 2015, através de ações concretas do governo e da sociedade. No Brasil as metas do milênio foram batizadas de “8 jeitos de mudar o mundo”.

1 - ACABAR COM A FOME E A MISÉRIA

2 - EDUCAÇÃO BÁSICA DE QUALIDADE PARA TODOS

3- IGUALDADE ENTRE SEXOS E VALORIZAÇÃO DA MULHER

4 - REDUZIR A MORTALIDADE INFANTIL

5- MELHORAR A SAUDE DAS GESTANTES

6 - COMBATER A AIDS, A MALÁRIA E OUTRAS DOENÇAS

7- QUALIDADE DE VIDA E RESPEITO AO MEIO AMBIENTE

8 - TODO MUNDO TRABALHANDO PELO DESENVOLVIMENTO

Foi realizado nos dias 04, 05 e 06 de maio nas três garagens (Vila Hauer, Almirante Tamandaré e Campo Largo) para seus colaboradores e familiares a oficina de reciclagem de flores naturais desenvolvida pelo Grupo ABR, em comemoração ao dia das mães.

A oficina tem uma abordagem sobre o cuidado que precisamos ter com a nossa morada comum que é o planeta Terra, que já está manifestando sinais de que está adoecendo. A oficina nos lembra as tradições dos povos nativos que falam do ser humano como jardineiro, e que devemos cultivar a Terra com cuidado e senso de justiça e estética e que a proteção da vitalidade, diversidade e beleza da Terra é nosso dever sagrado. A oficina também alerta que devemos lançar um novo olhar sobre a realidade e adotar um novo paradigma de relacionamento com todos os seres.

O Grupo ABR agradece a direção da empresa na pessoa da Sra Marli pela iniciativa em proporcionar este aprendizado aos seus colaboradores, a Jad Juca Arranjos e Decorações (http://www.jadecoracoes.com.br/) pela parceria em doar seus resíduos para a realização da prática e a todos que se fizeram presentes e muito interessados no assunto.
O planeta agradece.

Abaixo alguns comentários dos participantes:

A oficina foi altamente instrutiva e conscientizadora!
Janaina (Garagem Vila hauer)

Que através de oficinas de reciclagem e reutilizações de materiais que diariamente descartamos, temos através do "lixo" diário não somente um reutilizar e sim uma fonte de renda para algumas famílias.
Francyne (Garagem Almirante Tamandaré)

Gostaria de agradecer a atenção dedicada a nós e os ensinamentos que possibilitaram a aprender como cuidar da natureza, esperamos que possa voltar novamente!
Caria (Garagem Almirante Tamandaré)

Parabéns pela iniciativa da empresa na promoção das oficinas, isso faz com que nos conscientizemos e vivamos cada vez melhor. Obrigada Goreti a aula foi maravilhosa.
Márcia e Guilherme (Garagem Almirante Tamandaré)

Adorei a oficina, amo muito flores e aprendi hoje como posso reaproveitar as flores para colorir nosso dia a dia. Parabéns pela sua iniciativa.
Maria Cecília Garcia (Garagem Campo Largo)

Adorei muito! como aproveitar restos de flores! Parabéns
Lenisa (Garagem Campo Largo)

sábado, 1 de maio de 2010

SEGUNDO MÓDULO CAPACITAÇÃO INSTRUTORAS BIOJÓIAS




Dia 23 de abril aconteceu o segundo módulo da capacitaçao de instrutoras do curso de biojóias do programa de geração de renda que é ministrado pela Faculdade Spei do Programa Comunidade Escola. A capacitação teve pleno êxito e as instrutoras ficaram muito satisfeitas com o conteúdo apresentado.
O grupo ABR agradece a confiança do prof. Baggio em nossa metodologia e também as participantes que se fizeram presentes.

EXPRESSO AMBIENTAL REALIZA VISITA EDUCACIONAL EM ESCOLA

Este foi o título da matéria que saiu na página principal da Secretaria Municipal de Educação em Curitiba no dia 20 de abril de 2010, confiram no link abaixo.

http://www.cidadedoconhecimento.org.br/cidadedoconhecimento/index.php?subcan=7&cod_not=28279


O grupo ABR agradece o apoio recebido do Programa Comunidade Escola em especial a Liliane Sabbag pela competência e visão em sua gestão.