JAIME DA SILVA ARAÚJO - TYRYETÊ KAXINAWÁ

JAIME DA SILVA ARAÚJO - TYRYETÊ KAXINAWÁ
Fundação Tyryetê kaxinawá é um grupo de amigos que tem como finalidade principal trabalhar a consciência ambiental pela participação lúdica de todos, no sentido da influência recíproca homem / meio-ambiente.
Considerando Meio Ambiente como:
TUDO que relaciona o homem à VIDA !
Atuamos em 4 eixos:
Programa ABR - Amigos Brincando e Reciclando
Geração de Renda -
Espaços Sustentáveis -
Acervo artístico e cultural dos povos da floresta
MISSÃO:
Nossa proposta é atender a necessidade de mudança de comportamento recomendada pela UNESCO, no trato da questão ambiental sob as perspectivas cultural, educacional, econômica e psicológica.
VISÃO DE FUTURO:
Pretendemos constituir modelos de atuação no foco do desenvolvimento sustentável, estendendo-se além da área escolar para condomínios, clubes sociais, organizações, etc.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

EXPRESSO AMBIENTAL

Domingo dia 18 de abril iniciamos mais uma atividade dentro do Programa Comunidade Escola no Cei Adriano Robine no Fazendinha, o projeto EXPRESSO AMBIENTAL que é uma iniciativa da empresa MELISSATUR e consiste da aplicação de uma tecnologia social desenvolvida pelo Grupo ABR utilizada na conscientização ambiental com exibição de videos, palestras e conversas sobre assuntos globalizados com uma prática de uma conduta pró-ambiental na forma de artesanato a partir de resíduos buscando sempre a participação familiar. Temos como objetivo colaborar para o cumprimento do 7º Objetivo do Milênio que é Qualidade de Vida e Meio Ambiente.

CAPACITAÇÃO INSTRUTORAS BIOJÓIAS



A Spei contratou o Grupo ABR para um curso de capacitação de instrutoras de biojóias e dia 16 de abril iniciamos. O curso faz parte do Programa de Geração de Renda do Programa Comunidade Escola. Além das técnicas aplicadas para a confecção dos produtos a capacitação também inclui informações sobre a tecnologia social desenvolvida pelo Grupo ABR. Parabéns as participantes que se mostraram muito interessadas e ao prof. Baggio por esta iniciativa.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

ARRANJO EDUCATIVO LOCAL SESI SENAI





o ARRANJO EDUCATIVO LOCAL (AEL) é uma ação proposta pelo SESI/SENAI que visa, por meio da interação comunidade-indústria, apoiar o desenvolvimento de localidades a partir da valorização dos ativos sociais, ambientais, culturais e econômicos já existentes.
A ABR participou na formação em “Engenharia Comunitária: Educação e Desenvolvimento Local e é parceira no AEL Portão.
Um Arranjo Educativo local é viabilizado por meio de comunidades de aprendizagem formadas por pessoas e representantes de organizações dos diferentes setores da sociedade. Em sinergia todos os atores definem temas prioritários para sua localidade, que serão abordados em atividades práticas de educação transformadora, orientadas para o desenvolvimento humano e para a sustentabilidade. Desta forma o AEL representa uma proposta inovadora na qual, pela construção de um espaço democrático, criam-se oportunidades de aprendizagem.
Fonte: SESI/SENAI

ANIVERSÁRIO MARLI E FERNANDA





Dia 13 de março foi comemorado os aniversários da Marli (Melissatur) e de sua filha Fernanda. A data especial foi comemorada com a presença dos amigos num almoço no Country Club e a ABR foi convidada para participar com uma dinâmica onde as aniversariantes puderam expressar carinho pelos convidados e também manifestar o interesse em colaborar com a sustentabilidade.
Abaixo o texto que foi lido após o almoço para os convidados:
Hoje elas gostariam de imprimir um pouquinho em cada um de vocês , que são as pessoas mais queridas para elas, a importância do sentir, porque talvez o sentir seja o grande segredo da vida, sentir a alegria deste momento em que a Marli e a Fernanda estão felizes, muito felizes em recebê-los aqui. E para materializar esta alegria elas escolheram um dos elementos mais lindos da natureza, as flores , que tem o poder de transformar um ambiente simples em aconchegante e um momento especial como este inesquecível, para convidá-los a fazerem um pequeno arranjo para levarem para suas casas e para que sintam a alegria de poderem compartilhar a beleza das flores e toda a emoção que envolve este momento.
A Marli que é uma mulher comprometida com mudanças para garantir a sustentabilidade tão necessária para a sobrevivência do planeta, bolou este aniversário para que este momento seja plenamente aproveitado. Agora se permitam a observar a delicadeza e a singularidade das flores que são um presente de Deus para nos mostrar o quão suave pode ser a nossa existência.
Parabéns as aniversariantes pela iniciativa de proporcionarem a vocês este momento e parabéns a vocês por terem aceitado o convite e se fazerem presentes.